Topo

Esse conteúdo é antigo

Petrópolis: Professor perde filhos, esposa e sogros; amigos pedem doações

Alessandro Garcia perdeu a esposa, os dois filhos e os sogros durante as chuvas de Petrópolis. - Reprodução/Redes sociais
Alessandro Garcia perdeu a esposa, os dois filhos e os sogros durante as chuvas de Petrópolis. Imagem: Reprodução/Redes sociais

Colaboração para o UOL

22/02/2022 14h16Atualizada em 22/02/2022 14h16

Alessandro Garcia, professor e dono do canal Ministério dos Quadrinhos, no Youtube, está contando com uma rede de apoio para enfrentar os piores dias de sua vida. Morador de Petrópolis, ele teve a casa invadida pela água durante o temporal devastador deste mês e perdeu os dois filhos, a esposa e os sogros. Por isso, amigos iniciaram uma campanha para tentar proporcionar alguma ajuda financeira em meio à tragédia.

Aos 38 anos, Garcia tinha dois filhos com a esposa Carolina da Silva, de 37. O mais velho, Bento, um garoto autista de 5 anos, havia o chamado de "papai" pela primeira vez um pouco antes da enxurrada. No mesmo dia, Bento viveu seu primeiro dia na escola, acompanhado da irmã mais nova, Sophia, que tinha apenas 1 ano.

Segundo o jornal O Globo, familiares relataram que Alessandro estava com Bento no colo no momento em que a água e a lama encheram casa, mas saiu de lá sem ele, em estado de choque e dizendo ainda estar carregando o filho. Em seguida, foi para a casa de um parente, onde dormiu. Ao acordar, descobriu estar com as duas pernas quebradas, dor que a adrenalina o impediu de sentir no dia anterior.

"O Bento estava no colo do pai quando tudo aconteceu. E ele (Alessandro) agora se culpa como se não tivesse segurado o filho forte o suficiente. Mas isso não existe, é claro", disse a prima dele, Carolina Carla de Souza.

A esposa e a filha Sophia foram enterradas no sábado, mesmo dia em que encontraram o corpo de Bento. Um dia depois, no domingo, identificaram os sogros, Élcio José de Freitas e Maria Expedito.

Comovidas com a história, pessoas que fazem parte do universo das histórias em quadrinhos, paixão de Alessandro Garcia, estão se mobilizando para arrecadar dinheiro. "Ainda não tenho condições de falar muito, mas não tem preço toda acolhida. Não sei o que seria de mim se estivesse sozinho numa hora dessas", escreveu Alessandro no Facebook.

Mestre e doutor em Sociologia, o professor dá aulas no Instituto Federal Fluminense (IFF), em Maricá, e divide a função com seu canal Ministério dos Quadrinhos, no qual reúne mais de 26 mil inscritos e quase 2 milhões de visualizações. Outros canais, sites e editoras do meio têm utilizado as redes sociais para pedir doações. É o caso de Universo HQ, Pipoca & Nanquim, Comics, Toys & Travels, HQzasso, BBQs, Comix Zone, entre outros.

Veja abaixo os dados para doações por PIX ou transferência bancária: